Aos 40 eu sou modelo e stylist – entrevista com Ana Cione

Aos 40 eu sou modelo e stylist – entrevista com Ana Cione | Ela tem 40 anos recém completados e brinca com a idade sem pudores ou receios de falá-la abertamente, é casada e mãe de dois filhos, e um terceiro filho de pêlos, chamado Brad, um Shih tzu que é o xodó da casa e alimenta uma grande paixão por plantas (veja no vídeo a decor do estande dela).

 

Ana Cione graduou-se em Ciências Biológicas, começando a trabalhar aos 17 anos quando lecionou e anos mais tarde fez especialização em Gestão de Recursos Humanos, e depois MBA em Gestão Empresarial. Atuou nas áreas administrativas de algumas empresas até chegar ao setor de hotelaria, que é uma de suas grandes paixões. Na área ela implantou alguns hotéis na região, atuando também como gestora dos empreendimentos hoteleiros. Hoje atua como player da moda local como consultora de imagem e stylist. Conheça e entenda como se deu essa aventura:

AMOR PELA MODA

Num dos projetos de hotelaria, Ana resolveu se inscrever num curso de moda no SENAC CARUARU, muito mais para interagir com novas pessoas, já que era nova na cidade. Um passo sem volta já que sua visão sobre moda se expandiu, para além do que via: moda resumida a confeccionar, comprar e vestir. Tudo mudou e novas possibilidades descortinaram os olhos da futura stylist que começou investigando sua história em contato com o universo fashion para além do que conhecia. No final estava lá, todo apreço por moda construído desde a infância simples no colo da avó:
“Quando criança eu passei férias na casa de minha avó materna, que era uma costureira e bordadeira exemplar, lembro-me das manhãs sentada em frente a máquina de costura de “mãe” era assim que eu chamava minha avó Maria, admirando-a costurar, colocava meus pés em cima dos dela para juntas movimentarmos o pedal daquela velha máquina de costura” – Até hoje tenho o sonho de aprender a costurar. Mas ali já estava meu contato simbólico com o fazer moda.”

INSPIRAÇÃO DE ESTILO

Pai e mãe também inspiraram Ana, que admirou o vestir-se bem, de uma professora e um policial militar como referência para cuidar sempre da própria imagem. “Apesar do pouco recurso, meus pais sempre se preocupavam com o vestir, em estar “arrumados. Eu gostava de ficar olhando meu pai nas horas vagas limpar os coturnos que faziam parte do seu fardamento de trabalho”.
“Depois do primeiro curso no SENAC, percebi que moda é um universo, e a paixão foi crescendo cada vez mais, me identifiquei, me achei, me descobri em outra área, mas ainda não sabia como me inserir de forma profissional no mercado, e recebi o apoio e ajuda do meu instrutor de moda Luiz Clério, que virou grande amigo e parceiro profissional”

MODELO AOS 40

Hoje Ana atua como consultora de imagem e estilo e Stylist, desenvolvendo trabalhos para empresas locais. Atuar na área de moda permitiu a ela tornar-se “modelo” com quase 40 anos (dou gargalhadas quando percebo isso, kkkkk). Hoje ela faz o lançamento de coleção para show room da marca Dijolly.
” A melhor parte de fazer show room é ver a reação da platéia ao me ver entrar na passarela, aquilo é mágico, consigo perceber que as mulheres se identificam comigo, pois assim como eu muitas delas não se encaixam nos padrões de beleza que durante anos foi massificado nas capas de revistas. Claro que ainda existe e sempre vai existir espaço para as meninas lindas que desfilam comigo, as modelos jovens e magras, mas, é maravilhoso que começamos a abrir espaço para as mulheres reais que como eu, são donas de casa, esposas, profissionais…”

O TRABALHO COM A AUTO ESTIMA PESSOAL

No vídeo com a entrevista que fizemos com Ana Cione ela fala sobre a importância de seu trabalho com a auto estima de pessoas que atende quando o assunto é além de renovar o guarda-roupas, renovar o olhar de como as clientes se veem, reconstruindo mais alto estima. E sobre isso ela fala:
“Vejo mulheres da minha idade, ou mais velhas que ao me conhecer passam a se olhar de outra forma, se identificam e passam a se gostar mais, a se cuidar, porque algumas delas se abandonaram com o passar dos anos, ou nunca se cuidaram e hoje veem em mim um referencial de mulher que além de todas as atribuições que assumi consigo fazer mais por mim, sendo linda ao meu jeito de existir. A magia é que a moda tem de forma muito positiva um cunho social que aproxima pessoas, mas que ao mesmo tempo as distingue.”

PROFISSIONAL NAS EMPRESAS

No cenário atual que a cadeia produtiva de moda se encontra, Ana tem uma visão bem clara a cerca da importância de movimentos sociais que elevam cada vez mais a percepção do consumidor para si mesmo com foco no estilo individual. “Claro que aos poucos a moda está deixando de ser apenas o copiou, colou, isso já não vende mais, moda é identidade, estilo próprio, como nossa era digital, eu posso me influenciar por pessoas que vejo no Instagram mas nunca vou ser a Luiza Brunet apenas por vestir o mesmo vestido que ela veste, eu posso e devo ser eu mesma, e me sentir linda, realizada e dona de um estilo que é só meu isso está fica muito claro quando me reconheço mulher, reconheço me corpo, minha idade e minhas ideias. ” Se falar assim enquanto formadora de opinião tem algum efeito na audiência que a segue importa, dimensione esse discurso no mundo de bites que a internet é e no poder que essas informações tem de transformar o consumidor de modo geral.
“Não quero estar no mundo para ser mais um, quero escrever minha história, marcar a vida de pessoas de forma positiva, fazendo-as repensar sua existência. Se eu conseguir impactar apenas um, amém! Se eu conseguir de dentro do meu quintal amém, também!”

ENTREVISTA NO YOUTUBE

Aqui a entrevista que Ana Cione nos concedeu no estande do BOX FASHION durante a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, na Alameda dos Profissionais.

Portfólio | ANA CIONE

*Produção e styling do desfile no 1º Encontro de Celebridades da Beleza com a colaboração da amiga stylist Laissa Rafaela
*Atuou como modelo e stylist em um dos desfiles da Semana da Mulher do Shopping Caruaru juntamente com outros stylist ex alunos do Senac Caruaru sob o comando do Instrutor de Moda e Designer Luiz Clério.
* Ministrou mini palestra sobre a mulher no mundo da moda, no evento em comemoração ao dia das mães, no restaurante Pescatore em parceria com o Shopping Caruaru.
* Ministrou workshop Mundo Fashion para mulheres cristãs na  conferência de mulheres da igreja evangélica Verbo da Vida Caruaru da qual é membra.
* Ministrou palestra sobre Mundo Fashion e suas possibilidades no 1º ModaDecor promovido pela Casa Tibúrcio  e parceiros em Santa Cruz do Capibaribe.
* Participou da Alameda dos profissionais de moda na 24º Rodada de Negócios da Moda Pernambucana.
Siga Ana Cione também no Instagram @di.cione .
Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
http://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *