4 dicas para escolher moda com sabedoria, seja EXPERT

Fazer compras, escolher modelos, selecionar tendências, saber montar looks, fazer bonito, ser descolado, ter preguiça pra se vestir, pensar no preço, e no cartão. O mundo dos consumidores fashion é uma luta constante. Mas vamos te ajudar com 4 dicas para escolher moda com sabedoria, você vai ser expert no assunto.

 

Fulano, Cicrana e Beltrana de tal
Fulano, Cicrana e Beltrana de tal

 

Dica 1: Quem é você na moda? Há vários perfis de consumidores, identifique-se:

 

Inovadores (entusiastas) compram novidades assim que são lançadas. Geralmente tem grana pra fazer a festa nas comprinhas. Não se importam em usar coisas que ninguém tem ainda. Isso os destaca dos demais.

 

Sua amiga sempre tem a nova Melissa e você nunca.
Sua amiga sempre tem a nova Melissa e você nunca.

 

Os práticos: compram a novidade quando mais pessoas já estão usando, não se sentem seguras para adotar e levam em conta o custo da moda, e o benefício que ela traz: social, estilo, funcionalidade.

 

Conservadores: não seguem moda, são tradicionais e mesmistas, a roupa de sempre é o estilo deles. Preferem não ficar de mimi experimentando novidades e só adotam as tendências quando não tem mais jeito. Minha mãe odeia calça de cintura baixa, jeans com lycra nem se fala, porém não encontra mais calças como eram feitas na década de 90. Passou.

 

Desinteressados: não acompanham moda ou não tem acesso a informação e consumo imediato, o preço tem muita importância para eles, e sim, se tiverem que esperar a liquidação eles vão esperar. Não há dúvida. Tenho um amigo (hihi) que só comprou uma cópia do relógio que trocava pulseiras quando o de todo mundo já estava encardido. O relógio parou em duas semanas.

 

Adolescência complicada
Adolescência complicada

 

Dica 2: Se informe

Sabendo quem é você na moda, o próximo passo é se informar. De acordo com seu perfil, você vai escolher assinar a revista VOGUE ler o FFW (inovadores), ou vai viver em busca de grupos de troca no Facebook, ou bisbilhotar a roupinha do bebê da família pra reaproveitar no seu filhote que vai nascer (categoria: espertinhas desapegadas de compras). A criança já cresce sabendo consumir.

 

Usar as ropinhas do irmão? Quem nunca?
Usar as ropinhas do irmão? Quem nunca?

 

Dica 3: Qual o desejo? Descubra o que você busca

Desejo e necessidade são coisas diferentes ok? Ok! Necessidade de se vestir todo mundo tem; no frio: casacos, no calor: camisetas. Desejo é algo além da necessidade, é a frescurinha que a roupa representa: parecer elegante, sensual, despreocupada(o). Independe do grupo de consumidores, saber qual é seu desejo vai direcionar o que fazer com as compras, combinar peças, dividir no cartão, pechinchar com a vendedora a comissão dela. O desejo está mais ligado ao estilo pessoal, ele é resultado das coisas que você pensa sobre si mesma(o). Descubra já. Se conheça.

 

Dica 4: Caia na real, faça do seu jeito

Não adianta ler blog de moda, consumir aos montes, se você for somente um manequim de loja andando pelas ruas. E tem tempo pra tudo. Se você se conhece bem, vai saber a hora certa de vestir alguma novidade, que talvez esteja bombando no lugar que você foi nas férias, mas aqui não se adeque, como tecidos quentes em lugares quentes. Moda inverno é algo bem peculiar em nossas terras. Outra coisa é: a vida não é como na novela, a roupa precisa se encontrar com você, há seu tempo e sua segurança de se vestir de determinada forma, o clima do lugar e etc.

 

 

 

Mas é claro, isso não vale se você não liga. O mundo é livre mesmo, e um texto que ajuda, não pretende empurrar mais regras. Só são dicas mesmo. Seu jeito e estilo sempre falam mais alto. Te levam com segurança do chá de bebê à formatura ou ao barzinho do jeito que for. Do seu jeito. É de você que as pessoas gostam, e vão gostar também do jeito como você escolhe se vestir.

 


Ler não machuca! Então não perde mais nada no Box Fashion. Cola em nossas redes sociais que tem mais vindo por ai. Ainda essa semana vamos falar das benditas tendências de moda pro inverno que acabou de começar e você vai ficar bem informada(o) aqui com a gente, pra fazer escolhas do seu jeito, é claro. Veja lançamentos de coleções locais clicando aqui. Facebook Twitter Instagram Tunblr Pinterest Google +

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
http://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *