Dicionário da Moda

Toda vez que estamos está lendo uma revista de moda, ou um blog legal a gente sempre se depara com palavras estrambólicas que fazem parecer de um lado: o mundo da moda um negócio de outro planeta, e de outro lado até parece que nós é que somos de outro lugar: Como é que não sabia disso? Pior ainda é quando alguém conversa com você e fala algo muito naturalmente, e você simplesmente boia, fica nadando na maionese. Seus problemas acabaram. Nós traduzimos e simplificamos seus dias na moda com o Dicionário da Moda.

 

ANKLE BOOT: são botinhas com cano curto, até o tornozelo. Uma vaqueira média.

 

BOHO CHIC: Super em alta, é uma tendência de moda que mistura a cultura folclórica, estampas éticas e cores envelhecidas para dar um toque romântico e vintage.

 

CLEAN e COOL: Clean literalmente significa limpo, quando um produto ou look tem poucos elementos, estampas zero e acessórios  contados. Cool é algo que o pessoa da moda fala muito: significa: legal. Simples demais isso.

 

DRESS CODE: tem relação com as regras de se vestir para locais e ocasiões específicas. O dress code de um tribunal por exemplo. Advogados não trabalham com bermuda e camiseta.

 

ÉTNICO: diz respeito às etnias, culturas. Ou seja, um tecido com uma estampa criada imitando desenhos de uma trio indígena, essa será uma estampa étnica.

 

FLAT: são como sapatilhas, sapatinhos leves e confortáveis.

 

GLAM: essa palavra vive nas falas dos estilistas. É a abreviação de glamour. Quando uma roupa, coleção, tem brilhos, podendo ser em apliques ou no couro por exemplo. Nos Estados Unidos essa palavra representa um estilo com referência ao rock e é chamado de Glitter misturando influências Britânicas e Americanas.

 

HIGHLIGHTS: são luzes. Se fala muito quando o assunto é cabelo com pontos de luz, ou luzes.

 

IT GIRL – IT BOY: é a celebridade do momento, título que remete ao estilo único da pessoa que por isso começa a ser notada e ficar famosa. Blogueiras entram nessa categoria.

 

JACQUARD: é um tecido com padrão de tecelagem complexo. Tem ganhado as passarelas para peças de inverno.

 

KILT: é a saia dos homens escoceses.

 

LABEL: é uma marca, um rótulo de um produto. Labels são faladas em revistas de moda como snedo os atelies de grandes estilistas

 

MOOD BOYISH: humor juvenil. Roupa com estilo jovem.

 

NORMCORE: e um estilo de vestir simples. Um dos termos mais pesquisado sobre moda no Google. Será que as pessoas se cansaram de tanta informação de moda e quem simplificar?

 

OVERSIZED: tamanhos grandes. Ou peças feitas com modelagens amplas, muito tecido.

 

updatesupersizevamerica

 

PANTONE: é o instituto responsável por pesquisar, catalogar e nomear cores. Eles analisam tendências e todo ano definem a cor do ano. Esse ano ela é o Marsala. Já ouviram falar nisso?

 

la-lh-pantone-color-of-the-year-2015-20141203

 

QUIMONO: da cultura oriental, eles vestem lutadores e esportistas e agora estão lindos para a moda das ruas.

 

RETRÔ: são roupas e objetos que copiados fielmente como eram em tempos antigos. O óculos que o Cazuza usava, pode ser copiado e usarmos hoje em dia. Então dizemos que tem um design retrô.

 

STREET STYLE: estilo das ruas. A moda só acontece mesmo com o uso. Não adiante muito desfilar e não vender. No mais o estilo das ruas também influencia a criação dos estilistas para a passarela.

 

TREND: é tendência. Um comportamento que promete ser massificado com o tempo. Será tendência usar rendas mais elaboradas no próximo verão.

 

UNDERLINE: um novo modo de maquiar por baixo das pálpebras. Mas cuidado essa trend pode deixar o olha caido e tristonho.

 

revista Vogue
revista Vogue

 

VINTAGE: são roupas e objetos que resistiram ao tempo e ainda são usados hoje em dia. Um lenço da vovó, um sapato estiloso do vovô, que você usa para compor seu estilo.

 

WISH LIST: é a lista de desejos. A lista de produtos que a moda quer adotar para o consumo na temporada que está: lista de desejos para o inverno 2015.

 

GERAÇÃO Z: são o público mais jovem consumidor de moda, com menos de 25 anos, são irreverentes, adoram ostentar marcas e ditam tendências com seu modo específico de viver e de vestir.

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
http://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *