Fashion Book – 6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação

Setembro começou e nós pegamos 6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação. A contagem regressiva para a estação de primavera 2016 e verão 2017 já começou. Muitas marcas no polo de confecções já tem datas agendadas para seus lançamentos da temporada e tudo começa neste mês de setembro. Com o objetivo de apresentar novidades aos atacadistas com mais antecipação, para levarem a moda das vendas em tempo mais adequado. Acompanhando essa agenda listamos as 6 principais tendências apresentadas pelo Inova Moda Movimentos. O fórum de inovação que lança a cada semestre novidades e pesquisas para o mercado tem 3 temas maiores, cada um com 2 tendências menores.

 

TEMA 1 – VIAGENS

ABORDAGEM: CORPO

Toubab, Paris
Toubab, Paris

O tema põe em jogo 2 lados pertencentes de um mesmo objeto, duas dimensões de extensão do homem que existem num mesmo espaço. Na tendência Corpo as etnias são colocadas como resultado da experiência com o meio físico que com tanta conexão fica bem mais próximo, independente da distância cultural/geográfica, pois, nossos novos olhares para outras culturas e elementos sociais perto ou longe: muda, revela, transforma e fortalece essas identidades. Algodões crus, rendas rudimentares, flores maxi, sobreposição de flores, jeans antigo, imperfeições e enrugados fazem a lista de materiais do tema. Na paleta de cores tonalidades como amarelo, vermelho, laranjas, verde escuro, azul e marrons são o forte. As combinações dessa paleta são também de se considerar na estamparia.

Foto: Página do Facebook do Moda Center
Foto: Página do Facebook do Moda Center

 

ABORDAGEM: ALMA

Saskia-Roberts
Saskia-Roberts

O tema Alma te coloca em contato com o que há dentro de você. Resultado da busca em meio ao mundo moderno, conectado, globalizado por uma vida real mais honesta, sem tanta imagem manipulada, com o cultivo do estilo de vida pessoal onde o que importa a cada um lhe pertence sem alardes, sem flash e nem a necessidade de ser postado nas redes o tempo todo, por exemplo. Representa a busca do consumidor pelo completo oposto apresentado no tema acima, corpo é um movimento de fora para dentro: o que eu vivo nos mundos eu carrego comigo. Alma é um movimento de dentro para fora: o que desagrada e me agrada na real. Paz interior, silêncio e sabedoria. Antiguidade pré-histórica, artesanato e brancos, cinzas, tons pálidos, amarrações primitivas, gesso, linhas puras, rituais tranquilos, agendas folgadas, tempo, natureza pura, bela e grotesca.

Natureza grotesca nas joias de Noy Alon
Natureza grotesca nas joias de Noy Alon

 

Site Noy Alon

 

TEMA 2 – VOOS

ABORDAGEM: RARO

Urban Craft combina diferentes fibras extraídas de cascas de árvores para criar um papel couro: lavável, resistente e impermeável.
Urban Craft combina diferentes fibras extraídas de cascas de árvores para criar um papel couro: lavável, resistente e impermeável.

Outro movimento percebido como tendência é o encontro dos seres 100% conectados buscando viver equilibrando bem natureza e tecnologia. Aridez com muito sol, chão fervendo e possibilidades ainda não vistas nos ambientes mais solitários e abandonados. O artesanal continua com forte apelo onde renova-se num voo que mistura materiais antes não testados, criando possibilidades e experimentações raras. Visual de beleza árida nos remetem a novela Velho Chico com tonalidades terrosas, biomaterias como forma de preservação ambiental tem papel fundamental nesse olhar para o que é raro, nos fazendo repensar o sentido do luxo.

Site Urban Craft

 

ABORDAGEM: SUBLIME

6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação

Os mesmos apelos de ambientalmente responsável se direcionam aqui para um voo sobre as águas do mar. Cristais, formas fluidas demonstram como é possível combinar equilibradamente e com soluções mais humanas o uso dos materiais aliado aos recursos tecnológicos. A água em destaque, fluidez e liquidez em formas leves, com aplicações responsáveis para o preparo das roupas pela indústria. Uso responsável dos recursos: natureza amiga dos produtos, produtos amigos da natureza convivem para dar forma, cor e estilo a peças de vestuário que tem, no processo de feitura as mãos da natureza. O exemplo do Studio Blondand Biebe que utiliza algas na criação de corantes para tecidos. Algodões em modelagens com corpo mais a mostra, estampas do reflexo e luz da água.

 

TEMA 3 – FESTIVAIS

ABORDAGEM: JOGOS

O teclado de linguagem universal junta todo mundo com um liguagem que conecta todo mundo no festival
O teclado de linguagem universal junta todo mundo com um linguagem que conecta todo mundo no festival

Contemplar como palavra de ordem. O tema coloca ludicidade, brinquedos, alegria e cores dentro de uma sacola e joga pro alto como num gif se repetindo. Tecnológico e de intensidade criativa combina animações, desenhos e gráficos com funcionalidade. É como o desenho de uma criança, cheio de fantasias divertidas, propondo uma “nova maneira de ler e entender nosso meio”. Destaca o comportamento jovem da Geração Z, mas não limita o consumo da ideia para somente o público dessa idade. Cartonns e jogos eletrônicos digitais viram símbolos de comunicação universal, primeira instância de um idioma que todos reconhecem e possibilita a conexão de mais pessoas na aldeia global. Romper o tradutor e fazer realidade a babel de misturas. Aqui vale o xadrez, pixel, imagens estouradas, gif, meme.

bolsas em forma de desenho são a onda certa pra brincar com esse tema
bolsas em forma de desenho são a onda certa pra brincar com esse tema – JumpFromPaper’s

Site JumpFromPaper’s

 

ABORDAGEM: ALQUIMIA

Lush Cosméticos | Cosméticos frescos feitos à mão
Lush Cosméticos | Cosméticos frescos feitos à mão

A ressaquinha do festival, o paz e amor orgânico e verde. Cada vez mais as cidades começam a valorizar o bem viver dos moradores, fechando ruas para o lazer nos finais de semana, investindo e áreas verdes e dando vez ao convívio social como prática incentivada. Antigos rituais como da conversa na calçada entre outros do passado ganham espaço para novas re-significações. Entre os elementos de destaque flores e guirlandas florais, tonalidades destonadas com lavagens aquosas, produtos feitos por você mesmo, roupa com possibilidade de intervenção, ateliê, personalização, menos desperdício e + reutilização, trabalho coletivo. Transparências sobrepostas, flores desbotadas.

6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação

 

Site Lush Cosméticos

 

RESUMO DO EDITOR

Como vimos as tendências não dão uma receita exata. Muito do que se prega é um conselho de como rever as forma de produzir moda. Há muito que se diz sobre os processos, de uma roupa que supera a cópia da forma pronta, do molde, uma roupa que carrega motivos honestos de compra e reais, argumentos que falam sobre como foi feita, qual a responsabilidade da empresa agregada na peça, superando a superficialidade do consumo, dando ao consumidor um argumento de venda bem mais prático e menos ilusório sobre estilo. Alias estilo hoje é algo tão democrático que superando o belo e o feio a indústria precisa correr contra o tempo e fazer uma moda mais conectada com a inteligência global, as consciências sociais.

 


Curta, siga, compartilhe, deixe um comentário em nossas redes sociais: loja  Facebook Twitter Instagram Tumblr Pinterest Google Plus mais conteúdos para Mercado

Redação Box Fashion
Redação Box Fashion
Redação do Box Fashion. Moda no polo de confecções do agreste Pernambucano. Consumo, mercado local e conteúdos especiais sobre tudo que cerca a moda. Iluminuras, criatividade e indústria fashion no interior de Pernambuco. Siga em nas redes sociais.
http://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *