Os cérebros pensantes da moda

Os novos profissionais que estão transformando a realidade da indústria criativa local, são jovens de iniciativa própria, desenrolados inovadores que estão propondo junto com o BOX novas formas de produzir, trabalhar e conceber produtos e serviços em moda.

 

Publicitários, designers, cineastas, blogueiras, economistas e marqueteiros disseram sobre a profissionalização da indústria, os perrengues da profissão e o que eles andam fazendo durante o dia e a noite em seus trabalhos. Observamos na galera muitas características que podem descrever as mesmas pessoas nos livros que irão contar a história, mas 3 delas nos chamaram atenção:

 

Experiência: todos eles já estão no mercado a mais de 7 ou 10 anos. Na maioria das vezes o início da carreira começou sem fundamento técnico, das estamparias sugiram designers do Estúdio PAC, da gestão comercial marqueteiros como Adilson Silva da MG7 Marketing e por ai vai. Tal experiência aliada a novos cursos, desde os técnicos até graduações foi base para entrar no mercado profissional e com a casca engrossada das realidades do comércio. Hoje é bem clara a ideia que todos levam consigo de profissionalismo.

 

Profissionalismo: tem que ser do bom, tem que ser do melhor. Por isso se for preciso, eles madrugam noites a fio em projetos que acreditam e querem mover. É como se ouvíssemos deles a seguinte frase: “Nós já fizemos de muitos jeitos, e aprendemos com isso, mas agora nós sabemos melhorar nosso trabalho com pesquisa, estudo e técnica. Isso ampliou as possibilidades e nós queremos e podemos mais. Vamos fazer.”.

 

Projeto de futuro: conviver com os perrengues de cada profissão no dia a dia, encontrar soluções, questionar velhas formas e mover-se num trabalho colaborativo é como esses jovens estão projetando o futuro do polo. O desejo de ser valorizado é somado em igual medida, à árdua tarefa de lidar com problemas antigos e repensar práticas no presente ponderadas num projeto de futuro. O polo de confecções é um espaço de muitas possibilidades boas e eles já estão criando elas.

Selecionamos 10 perfis para você descobrir e ficar de olho para sempre:


 

Virgínia Vasconcelos– Economista

virginiaCérebro pensante mesmo! A economista Virgínia Vasconcelos tem duas tomadas, uma ligada nos estudos e outra no mercado. A paixão do trabalho de Virgínia é o Arranjo Produtivo Local de Confecção. Todos os trabalhos acadêmicos pelos quais passou trouxeram bagagem acadêmica e prática para a economista e consultora empresarial, ‘ah! e professora também’. Hoje ela e o irmão (Valtency Vasconcelos) são sócios empreendedores da Lins e Vasconcelos Consultoria Empresarial, um serviço também pensado para a realidade local de negócios. A consultoria tem somado valor em empresas, gerado resultados e transformado cenários de fábricas que conseguiram repensar práticas aprendidas culturalmente, e entrar num novo cenário de inovação. A dupla pretende ampliar o trabalho e o mix de serviços.

 

Estúdio PAC

pac 2Ufa! A entrevista com o pessoal do Estúdio PAC levou horas. Na verdade uma tarde inteira. O que poderia ser somente uma troca de perguntas e respostas virou uma conversa ‘de boa’ sobre a profissão, os problemas do mercado local e os muitos desafios e projetos para o futuro. Um típico escritório modelo Google. Lá desenvolvem produtos criativos para marcas de moda, coleções inteiras são pensadas, planejadas e acompanhadas na execução. Um processo que não pode ser somente descrito pela linha reta de tarefas para cumprir. A questão do PAC é em linha T: entender como um todo da criação do produto de à concepção, até a atuação no comércio. A equipe formada por 6 profissionais (Tito, Durval, Eduardo, Diego, Naldo e Pedro – formados e graduando em design) quer muito mais pro polo que apenas entregar coleções de moda. A galera pretende romper limites culturais apoiando o polo a repensar o design e o processo criativo (design think). Um trabalho focado na inovação de processos para gerar valor e diferenciais competitivos.

 

pac

 

Adilson Silva – MG7 Marketing

Adilson silvaMarketing do começo ao fim, essa é a ideia da MG7 Marketing a empresa idealizada por Adilson Silva. Adilson começou profissionalmente na Rota do Mar, a empresa que provocou no cara o desejo de aprender e o incentivo real de encontrar caminhos. Depois decidiu empreender com serviços de marketing e pesquisa de mercado e criou a MG7. Os novos serviços dentro da MG7 foram surgindo com o aumento da demanda de empresas por realizar o trabalho do marketing de dentro pra fora. “As empresas tinham até escritórios de contabilidade terceirizados, mas o marketing sempre era deixado de lado e quando era feito, o processo se atropelava. Nós criamos soluções dentro de um mesmo serviço.” Hoje a MG7 Marketing é a maior empresa realizadora de serviços de marketing na cidade, com inúmeras pesquisas de mercado, projetos isolados, consultoria, palestras e atendimento fidelizado de assessoria empresarial de marketing e fashion marketing.

mg7

 

Valtency – Publicitário

valtencyInstigado e disposto. Esse é Valtency Vasconcelos, sócio empreendedor da Lins e Vasconcelos Consultoria Empresarial. Valtency é expert em planejamento empresarial e seu trabalho é somado ao da irmã (Virgínia Vasconcelos) nas consultorias que prestam às empresas do polo. A instiga desse profissional é poder contribuir com o desafio de fazer perceber a necessidade de profissionalização do mercado local, que salvo as exceções, recorre ao cômodo argumento cultural de fazer negócios como sempre foi feito. Com ele os projetos de marketing são acompanhados e trabalhados nas próprias empresas e a geração de resultados é direta.

 

 

Eddy Oliveira – Web Design

eddy

Eddy Oliveira é Web Designer e foi ele quem projetou o BOX Fashion. Há dois anos trabalha diretamente com design publicitário e Web. Eddy é um freela comprometido com prazos e muito presente durante o desenrolar dos projetos que se engaja. Na MG7 Marketing trabalha criando peças publicitárias e ainda estuda na UFPE a noite. O projeto do BOX Fashion é o melhor exemplo que temos pra falar do engajamento do moço: durante os dias projetando e leiautando o site, Eddy substituiu o oxigênio pelo projeto.

 

 

Marcel Pereira – Design (vestuário)

marcelMarcel é cria do SENAI. Formou-se em administração e produção de vestuário, e agora ele estuda Design na UFPE. É ele quem planeja, pesquisa e executa o processo criativo das coleções da Samkara,  junto de uma equipe de criação. A marca tem clara a evolução estética que ocorreu desde a chegada de Marcel há 6 anos, e hoje é referência de criação própria no Moda Center, um motivo de orgulho pessoal pro garoto. Recentemente a coleção de inverno 2015 da marca foi lançada e nós vamos falar sobre ela ainda esse mês. Sofisticação total. O trabalho dele começa a despontar nas vitrines e ganhar o gosto das consumidoras virando desejo garantido das próximas temporadas.

 

 

Blogueiras: Nedja Alves e Mari França

nedjaOs blogs de moda por aqui são ainda poucos, mas quantidade não diz respeito sobre qualidade. Nedja Alves faz parte da levada de blogueiros locais que faz sucesso entre as mulheres. Comunicadora por natureza, trabalha com dois programas diários no rádio e ainda escreve para o nedjaalves.com. No rádio ela percebeu o espaço vazio na internet para conteúdos destinado ao público local. Dicas, ideias, referências e looks postados são de empresas do polo com um toque direto de indicações e soluções fashion para o público fiel que a acompanha.

mariMari França é veterana na blogosfera de moda na cidade. Começou o Mania de Olhar como um hobby. Hoje o blog toma seu tempo como um trabalho normal. É uma pesquisadora conectada o tempo todo com a moda na internet e revistas especializadas e seu filtro de novidades no blog é muito apreciado. Nosso editor Rodolfo Alves já foi colaborador do Mania de olhar com uma coluna de moda masculina. O blog não perde tempo e direciona conteúdo incríveis sobre tudo que você pensar: acessórios, vestuário, comidinhas e frescuras, um amor.

 

 

Karla Ferreira – Cineasta e produtora

karla ferreira“Sem horário para começar ou terminar. Não há rotina de horários nem dias certos.” Com cinema não se brinca, todo dia é dia, toda hora é hora e tudo em nome da arte. O filme Lúcia (curta-metragem) foi premiado no Curta Taquary e desde então a menina Karla não para. O jeito brincalhão de levar a vida e o trabalho são a receita do doce. Karla é produtora há 5 anos e adora mesmo mover céus e terras para realizar um bom projeto cultural, audiovisual, etc. e tal. Ela domina do projeto de financiamento à edição e acompanha tudo, mete a mão na massa e se dedica em festivais de cinema, cine clubes movendo e cutucando a cultura local. Assistente de produção de Alexandre Soares, Karla é dessa nova levada de jovens numa geração que busca salvar-se pelas próprias mãos. É dessa galera pra ficar de olho já, acompanhar tudo e não perder de vista.

 

 

Corpos Marcados Tattoo – estúdio

1499620_481974061903218_653328199_nLeve e profissional foi a entrevista com a querida Vanessa Emanuela. Ela é esposa de Igor Ferreira, um dos mais procurados tatuadores de Santa. O estúdio começou há 6 anos da paixão entre o casal, que depois de juntos montou o empreendimento. Igor já tatuava e Vanessa se aproximou mais do trabalho com modificação corporal, além de ser técnica em enfermagem, que somado ao trabalho no estúdio profissionaliza ainda mais o serviço. Desde o surgimento do estúdio o público da cidade com ‘corpos tela’ cresceu. Hoje o comportamento urbano de estilos diversos encontra lá a possibilidade de serviços assim. “Toda tatuagem é especial.” falou Vanessa. “Por isso nós queremos ser tão responsáveis”. A equipe atual tem 6 profissionais e funciona todos os dias em horários comerciais.

 

Tem muita gente por aqui que está fazendo muita coisa boa, e nós vamos fazer juntos. A indústria criativa precisa de todos vocês.

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
http://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *