Outubro Rosa e as campanhas mais bem feitas na moda

Outubro Rosa e as campanhas mais bem feitas na moda| Desde 1990] e de tempos pra cá, o mês de outubro sempre começa com o rosa invadindo o avatar das perfis nas redes sociais, marcas fazendo campanhas de conscientização (para através disso vender de xícaras a chuteiras de futebol rosinhas) e o assunto do câncer de mama ganha os dias de nossas rotinas. Para além das campanhas de conscientização na mídia a preocupação com resultados efetivos continua sendo a pedrinha no sapato da saúde pelos governos.

HÁ QUEM ODEI

Segundo matéria do site Opinião e notícia o assunto do outubro rosa tem também seus contrapontos, por exemplo: “nos Estados Unidos, muitos críticos da campanha e mulheres que sofrem com o câncer de mama odeiam o Outubro Rosa, que chamam de espetáculo gerado para dar a sensação de bem-estar a ativistas. Eles também criticam o marketing gerado em torno da campanha, que a faz virar uma grande oportunidade para empresas venderem todos os tipos de produtos.”

 

No Box Fashion ano passado nós engajamos digitalmente na campanha… com o interesse claro de gerar mais cliques e mais seguidores… e percebemos que essa não seria: 1º a melhor estratégia para tal fim e 2º distorcia o intuito real do problema. Conscientizar é parte do que precisa ser feito e para isso os meios de comunicação servem… mas, pensamos que não podendo em tempo, fazer algo de concreto e real pela sociedade… nosso fogo de palha se aquietou e veio a consciência de que mudar o avatar não significa transformar muita coisa na real.

Segundo dados do INCA – Instuti Nacional do Câncer, já esse ano foram registrados 57.960 (2016 – INCA) novos casos.

 

O MARKETING E AS MARCAS

Cansados de muita conscientização e poucas ações e resultados os consumidores já se encontram no limbo, esperando de novas histórias, novos argumentos que dizem mais do mesmo. Ainda da matéria citada acima o questionamento é: “O que temos para mostrar após bilhões de dólares gastos em produtos com faixas rosas?”, diz Karuna Jaggar, chefe executiva da Breast Cancer Action, grupo ativista que tem como slogan, “Think before you Pink” (Pense antes do rosa, em inglês). O que falta às marcas? Muitos consumidores já estão vendo que muita fitinha rosa e a conversinha de sempre são falácias.

 

BONS EXEMPLOS

Apesar dos revezes as campanhas sobre o tema envolvendo ações com marcas de moda alguns bons exemplos foram sendo criados ao longo dos anos de campanhas que realmente provocam a sensibilidade para o assunto.

Ano passado a campanha  20 anos O Câncer de Mama no Alvo da Moda colocou uma fotógrafa que passou pelo processo da mastectomia para conversar com os artistas e atletas após as fotos. O vídeo é emocionante, veja as fotos antes e depois da conversa:

 

Noutra campanha o redesign das marcas das principais redes sociais foram refeitos com mãos realizando o auto exame de mama numa criação da DDB Cingapura:

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Essa é incrível. Com a intensão de mostrar as mudanças observáveis para um diagnóstico precoce de câncer de mama a The Naked Truth criou um vídeo onde cada mulher mostra uma outra alteração na mama além do tão falado nódulo. É possível que outros sintomas também detectem o câncer: (ponha em tradução automática)

 

A última campanha é bem massa. Ela foca nas mulheres que já tiveram câncer e passaram por uma cirurgia de mastectomia. Se trata de um aplicativo que ajuda mulheres a escolher tatuagens para fazer nos locais onde ficaram as cicatrizes da cirurgia. Gente que incrível. No app também é possível encontrar tatuadores perto de você:

 

Esse ano algumas das ações de marcas brasileiras estão acontecendo, a maioria das campanhas informa que parte das vendas será revertida para pesquisas sobre o câncer ou para tratamentos, mas poucas marcas informam quanto das vendas será destinado. E os resultados quase nunca são mostrados.

 

De qual campanha gostou mais? E sobre esse rosa todo nas marcas e redes… o que acha do assunto? Deixei seu comentário e siga o Box fashion nas deres sociais. Instagram e Facebook.

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
http://www.boxfashion.com.br

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