5 dicas de sucesso para planejar a sua coleção

Ei, você sabe como acontece o processo de desenvolvimento de uma coleção? Não? Então hoje vamos explicar direitinho! E o bacana é que esse processo não serve só para roupas, pode ser usado no desenvolvimento de diversos novos produtos, como itens de decoração, acessórios, papelaria, etc…

 

As coleções são planejadas e montadas geralmente com um mínimo de seis meses de antecedência, podendo ser menos ou mais dependendo da complexidade dessa coleção! Mas é inviável fazer uma boa coleção com pouco tempo para planejá-la, de uma semana para outra, por exemplo.  Então, veja abaixo 5 dicas de sucesso para planejar a sua coleção:

 

Identificar o público que a coleção irá atender.
Identificar o público que a coleção irá atender.

1. Defina o público-alvo de acordo com a faixa etária, poder aquisitivo e localização geográfica, a fim de direcionar o desenvolvimento da coleção;

 

2. Realize pesquisa no mercado sobre tendências, analise concorrentes e observe os cenários de moda, arte, música, nacional e internacional, relacionados ao público-alvo que você definiu na dica 1, visando criar um painel de tendências e inspirações;

 

3. Defina o mix de produtos da marca de acordo com público-alvo e o resultado da pesquisa de mercado, ou seja, quais e quantos itens serão inclusos na coleção, por exemplo: 5 vestidos, 3 camisas, 2 saias, 3 bolsas…

 

Os croquis são a forma de colocar no papel as ideias palanejadas
Os croquis são a forma de colocar no papel as ideias palanejadas

4. Desenhar os croquis que farão parte da coleção. Após definidos os modelos é preciso transformar a ideia em algo real, por isso é feito a modelagem (no caso de roupas) e a peça piloto de cada produto. Isso é necessário para ver se tudo o que foi desenhado é viável de ser executado e para que sejam feitos os ajustes. Nessa fase a coleção pode sofrer diversas modificações, pois algo que estava lindo no desenho pode não ficar tão bom quando confeccionado, e isso garante que a produção não terá problemas.

 

5. Produção e divulgação: Com os protótipos aprovados, a produção da coleção pode ser executada e feita a divulgação com a equipe de marketing.

 

Claro que esse é um resumo dos principais pontos no desenvolvimento de uma coleção, e cada criador pode ter mais ou menos fases, ou se aprofundar mais em algumas, dependendo da necessidade.

 

E aí, gostaram? Você já conhecia o processo de desenvolvimento de uma coleção? Tem mais dicas? Queremos saber, deixe seu comentário

 

Marianne Freitas

 

Nota do editor: Marianne Freitas é nossa amiga e irá colaborar com textos, ideias aqui no Box Fashion. Ela é designer formada pela UFPE em Caruaru, sabe tudo sobre moda, adora cachorros e tem uma sapeca labradora chamada Malu. Para conhecer o portfólio dessa linda é só clicar aqui: PORTFÓLIO DA MARIANNE.

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *