Criação de moda e processo criativo

“Toda criação é apenas uma releitura – uma nova forma de ver as mesmas coisas e expressá-las de outro modo.” (Yvs Saint Laurent)

Vamos falar um pouco de criação de moda e processo criativo e compartilhar as angústias e prazeres do processo criativo, que nós estilistas conhecemos tão bem, pois passamos por isso a cada novo projeto.

Uma coleção é um conjunto de roupas, acessórios ou produtos concebidos e fabricados para venda aos lojistas ou diretamente aos clientes. Esse conjunto de peças pode ser inspirado por uma tendência, tema ou referencia de design, refletindo influências culturais e sociais, onde é normalmente desenvolvido para uma temporada ou ocasião especial.

A criação tem um papel muito importante em qualquer segmento ligado à moda, pois é importante interpretar as tendências de moda de maneira original e criativa, filtrando as informações impostas pela indústria da moda. A pesquisa deve ser feita em várias fontes, para que se tenha base para criar peças com viabilidade comercial e de acordo com estética atual.

O trabalho de criação consiste em chegar a uma ideia que esteja de acordo com a proposta e o tema escolhido e procurar a melhor forma de tonar real esta ideia, levando em conta fatores como o público-alvo, o mercado, os recursos tecnológicos e financeiros. A criação voltada para o mercado de consumo deve apresentar a característica de ser útil para a empresa e benéfica para a sociedade.

 

O processo criativo acontece em três etapas:

  • Observação: pesquisar e recolher dados que referenciem os conceitos da coleção.
  • Concentração: agrupar as ideias das pesquisas e montar um painel de referências, isso pode ser feito através de imagens e palavras chaves.
  • Validação: desenvolver um estilo compatível com a marca, definindo estratégias de mercado, de criação e de produção de novas linhas de produtos.
Os desenhos e registros do estilista Ronaldo Fraga e seu processo criativo, memórias e pesquisas
Os desenhos e registros do estilista Ronaldo Fraga e seu processo criativo, memórias e pesquisas

 

Bom pessoal, recomendo dá uma conferida básica nesse vídeo que está abaixo… É uma entrevista com o estilista e designer de moda Jum Nakao onde ele fala um pouco sobre o processo criativo na moda e das possibilidades de criação. Vale a pena conferir!

 

Nota do editor: Esse artigo foi escrito por Marianne Freitas, designer de moda formada pela UFPE. Mari é nossa amiga e colabora com dicas pro BOX além de escrever com toda calma que consegue ter trabalhando com esse mercado efervescente da moda. Valeu Mari! Leia também o texto anterior de Marianne Freitas no Box clicando aqui.

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *