Entrevista | Jorge Feitosa fala sobre sua coleção Sulanca

Entrevista | Jorge Feitosa fala sobre sua coleção Sulanca – Hoje junto a programação do 2 Estilo Moda Pernambuco Jorge Feitosa a convite do Moda Center Santa Cruz volta a terra de Santa Cruz para mostrar seu trabalho engajado com os valores históricos do polo de confecções em sua nova coleção.

 

A coleção nomeada “Sulanca” revisita a memória afetiva do estilista que quando criança, convivia com parentes em casa envolvidos com a sulanca e fabricação têxtil.

 

Veja no vídeo o papo que tive com Jorge e conheça o pouco do que será lançado hoje a noite na programação do EMP 2017.

 

A COLEÇÃO

“Parti nessa viagem com minha cabeça de moleque, aquele, que de vez em quando “ralava a canela” por entre as ripas dos bancos de feira, enquanto corria sobre eles”.

Jorge Feitosa

 

A Coleção SULANCA, é um processo de experimentação, de uma vontade que existia há um tempo, de falar desse movimento que surgiu em Santa Cruz do Capibaribe, e que faz parte da vida do Jorge Feitosa desde sempre, pois ele é santa-cruzense, e trabalha com Moda e Vestuário.

 

As referências que ele buscou para desenvolver esse projeto são basicamente da infância, do que a memória de infância dele, guarda da feira e de tudo que acontecia em seu cotidiano, que tinha relação com a Sulanca. Jorge Feitosa usou as palavras, caminhão, coberta de retalhos e feira, como referências constantes nesse trajeto.

 

“Não tentei nada. Fui apenas fazendo o que minha intuição  mandava. O Resultado é um retalho, recorte, da minha infância, por entre bancos de feira, máquinas de costura, e sacos de retalhos que não saíam da minha cabeça na hora de desenhar as primeiras peças”.

Jorge Feitosa

 

As filetagens, presentes nas carrocerias dos caminhões, foram um “norte” desde sempre. Pois elas são, graficamente, lindas e forteS! Com isso, a partir do estudo dessas figuras, Jorge chegou às padronagens e aos vários tipos de patchwork, ou seria mais apropriado “sulanca”, que desenvolveu.

 

A pesquisa, aleatoriamente, ocorreu entre maio e dezembro de 2016. Entre janeiro e março de 2017, houve uma apuração do material pesquisado e adquirido e, foi quando ele deu início ao processo de modelagem. Finalmente entre abril e maio de 2017 os dez (10) looks foram confeccionados, num total de vinte e cinco (25) peças.

 

“Não vejo a Sulanca apenas como um tema, ela é um movimento, que transformou nossa cidade, Santa Cruz do Capibaribe, e que pode ainda, transformar muito mais. Pois tudo está em processo de transformação, inclusive a Sulanca”.

Jorge Feitosa.

 

BASTIDORES DO ENSAIO FOTOGRÁFICO E FASHION FILME

Jorge Feitosa e Marialu Bezerra vendo as fotos recém clicadas – Foto bastidores: Driko Correa

 

Cenário construído para as fotos da coleção Sulanca – Foto bastidores – Driko Correa

 

Jorge Feitosa ainda desfilará no EMP a coleção vencedora do Senai Fashion Brasil desenvolvida com coaching de Ronaldo Fraga. Na ocasião da entrevista visitamos o ponto onde essa memória ainda permanece viva em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte – PE.

CRÉDITOS

Coleção SULANCA por Jorge Feitosa
Produção – Jorge Feitosa
Fotografia – Marialu Bezerra
Vídeo – Júnior Porciúncula
Beleza – Robelio Nascimento
Fotos making of – Driko Correa
Assistente – Jaine Lima
Modelos – Alvaro Nascimento, Raul Cavalcante e Rodolfo Durand

A trilha sonora do desfile hoje a noite ficará por conta de Betto Skin, Fábio Xavier  e Clécio Rimas.

No fashion filme Sulanca a trilha é assinada por Betto Skin, Fábio Xavier e Júnior Porciúncula.

 


Agradecimentos da produção:

Ao Allan Carneiro, à Elieudes Bezerra, ao João Paulo Procópio, à Orlanda Lira, à Dona Ivanduize, ao Vandeilson, à Taisa, ao Emerson, à Dona Cida, à Yuri Patricia, ao Sebastião Bezerra, à Patricia Sousa, ao comissário Carlos Daniel, à Faby Olinda, Seu Tião e a todos que contribuíram para a realização desse projeto! Apoio: Moda Center Santa Cruz.
Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *