Fashion Market – organize sua rotina de trabalho na confecção

 

Toda rotina de trabalho é sempre intensa, considerando o mundo da moda e a administração de muitos setores numa confecção, as vezes é fácil perder o prumo das coisas e se atropelar. Coloque na conta ainda, os calendários de feiras nos centros de compras que em alguns meses, tem os dias de feira em domingos, visando melhorar o desempenho nas vendas.  A vida já é corrida e assim sem final de semana, fica ainda mais. Por isso é importante que quem trabalhe nessa área possa se organizar.

 

Observando as rotinas de tarefas, muitos confeccionistas tem os seguintes hábitos na semana:

| Segunda-feira: estão na feira desde cedinho trabalhando com as vendas.

| Terça – feira: ainda nos pontos de vendas, mas já de olho nas atividades para fazer durante a semana. Precisando descansar muito, dormir!

| Quarta – feira: dia de repor estoques de tecidos e aviamentos no chão da fábrica.

| Quinta – feira: que comecem os jogos, a produção se inicia às presas, corte, costura, envio de matéria prima para as facções.

| Sexta – feira: a produção começa a chegar de volta no acabamento, e aos tiquinhos as coisas vão sendo recebidas e aprontadas.

| Sábado: Grande é a luta pra terminar tudo e poder pegar o capítulo da novela, sentar no sofá e relaxar. Correr pra uma cervejinha gelada que ninguém é de ferro, ou ir a igreja congregar com os irmãos. No sábado a noite, todo mundo espera alguma coisa (salve salve Tony Garrido)

| Domingo: dia de arrumar tudo pra feira, ou dia de ir pra feira.

Não sobra tempo pra muita coisa. No meio desse processo ainda podem acontecer atropelos naturais, o carro quebrar, a costureira que abanha as blusas adoecer, faltar energia elétrica na hora de finalizar. Você sabe bem.

 

O passo a passo para mudar de vida no trabalho:

Observe:

observar

Dentro desse cenário apertado, o ideal é organizar o tempo. Primeiro é preciso observar cada rotina individualmente, pois cada confecção vai ter suas atividades, uma camisaria não leva o mesmo tempo pra produzir uma bancada, que uma confecção de modinha por exemplo. Você e seus funcionários ou parentes que trabalham juntos: façam uma lista simples, do seu jeito com as principais coisas que vocês realizam, e em que dia da semana estão fazendo. Depois pense em como melhorar cada atividade.

Considere a demora das entregas, se for o caso, a distância de seus fornecedores e etc. Isso vai ajudar a saber o que fazer primeiro.

 

Conheça seu processo:

organizar

O segundo passo é pensar no processo de confecção de seu produto. O que deve ser feito primeiro? Se for uma camisaria de t-sharts por exemplo, as estampas devem estar prontas com prioridade, depois vem a produção das telas, o corte, a costura. Antes disso você precisa ter todos os aviamentos e tecidos já disponíveis. Coloque no papel novamente o passo a passo para sua produção.

 

Planeje:

planejar

O terceiro ponto é planejar. Com as informações que você organizou, use a sua inteligência pra driblar a rotina. Ao invés de comprar tecidos para apenas a produção de uma semana, porque não compra já para duas, e adianta um pouco de estoque? Você pode perguntar: mas a moda vai mudar, o tecido ficará encalhado? E eu respondo: faça pesquisas na internet, aqui no Box Fashion mesmo (clique aqui para ver) sempre ajudamos você com resumos de tendências. Observe o que as pessoas estão comprando, você certamente tem um tino bom pra pesquisar. Isso vai ajudar você inclusive a não somente copiar seu concorrente. Acabe com a ideia de correr atrás, saia na frente.

 

Compartilhe:

Ah, outra coisa, é super importante dividir com todos os envolvidos as ideias de trabalho quando você criar uma nova rotina planejada. Saiba que é trabalhoso romper hábitos. Todo mundo já acostumado de uma jeito pode até resistir e fazer bico na hora de mudar, mas explique com calma os motivos, fale sobre ter qualidade de vida, diminuir a pressa, fazer bem feito, estar sob menos estresse; imagina que riqueza na vida. Faça combinados, negocie com as pessoas os prazos, pois no começo pode mesmo ser complicadinho, mas com o tempo as pessoas começam a perceber mudanças na vida delas e ver que o trabalho melhorou. : )

compartilhar

 

Assim, você vai poder agir em duas frentes, se conseguir adiantar a produção para se iniciar na segunda – feira por exemplo, estando na feira você pode acompanhar as atividades pelo celular e enquanto vende sua produção está a todo vapor. O ideal e que tudo esteja lindinho e pronto para ir pro box na sexta-feira até as 17 horas. É o que as grandes fábricas conseguem e você em sua pequena confecção também pode conseguir. Imagina que sonho. Tente fazer, e mande pro Box Fashion fotos, de suas anotações, ideias que pensou, coisas que não deram certo e os sucessos com a nova rotina. A gente pode publicar aqui no site e te dar mais dicas além de inspirar mais pessoas.

 

Vamos aproveitar os parques da cidade, e passear com a família sem pressa, vamos?

 

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *