Mãos à moda com Juciara Siqueira

Todos os adjetivos que se aplicam ao segmento do que é feito em trabalhos manuais se usam aqui: artesanato, arte, trabalhos manuais, por encomenda, arte, sob medida e até mesmo o de fama recente gourmet. Juciara Siqueira é artesã, faz trabalhos manuais e fabrica encantos em cada detalhe do que faz. Nós visitamos seu ateliê e vimos de perto tudo que ela cria e personaliza para seus clientes de encomendas cheias de história. Por isso mãos à moda com Juciara Siqueira, e seus fares artesanais.

 

O COMEÇO

mãos a moda com juciara siqueira.
Junto com Manuela que a ajudava nas festas familiares elas lembram juntas das invenções no começo.

De cortar isopor à pinta-lo em detalhes dos temas, no começo tudo era feito com o que dava, nas festas infantis da família mesmo improvisando materiais numa época que as casas de festas prontas não eram a maior conveniência de pais avexados por uma festinha de última hora. Habilidosa desde os tempos de escola a arte já tomava espaço na experiência de aluna e foi trazida até os dias de hoje.

 

Quando se tornou mãe o artesanato foi se tornando profissional, era a única ocupação que possibilitou a ela acompanhar de perto a infância dos dois filhos em casa e ainda realizar um trabalho que gostava. Nessa fase os enxovais de bebês e pinturas à mão em fraudas e toahinhas foi o forte.

 

Noutro momento, durante 7 anos Juciara deu uma pausa no artesanato para empreender com o marido um ponto de bordado industrial. As tintas chegaram ao prazo de validade e a habilidade ficou guardada, enquanto como legado da nova atividade ficaria a experiência de gestão, e comércio: “A experiência me serviu para alguma coisa.” ressalta.

 

RECOMEÇANDO

mãos a moda com juciara siqueira;

Com os filhos crescidos e o ponto de bordados industriais finalizado, a artesã retomou à cena de atividades com artesanato, pesquisou ideias e cursos de scrapbook e arte francesa, ambos com base em técnicas de colagens e uso de papel, mas com diversas aplicações criativas, que vão de cartões à quadros de parede e voltou ao ofício.

 

Frida toma conta da recepção do ateliê.
Frida toma conta da recepção do ateliê.

No ateliê Sonhos e Mimos  uma porção de trabalhos num portfólio exposto entre materiais de trabalho e projetos finalizados acompanha a rotina calma das costuras e pinceladas que definem o lugar cheio de estantes e detalhes. A primeira impressão é estar na canastra da Emília do sítio do Pica Pau Amarelo. E nossa visita foi recebida pela Gatinha Frida e um saudoso: “Não olhe a bagunça não!” Modéstia parte o espaço nos leva para um mundo bem bonito e melhorado da vida.

Hoje Juciara trabalha com artesanatos por encomenda, personalizando peças para a de coração de quartos de bebês, lembrancinhas para aniversários e projetos de scrapbook e arte francesa, além de enxovais lindos. Os quadros levam o nome dos bebês, registram peças usadas na infância das crianças e decora de história a casa dos clientes. Coisa mais linda.

 

AS VENDAS

Mimos cheios de história.
Mimos cheios de história.

 

Alguns dos produtos feitos por encomenda.
Alguns dos produtos feitos por encomenda.

No Moda Center Santa Cruz as vendas começaram com um mix de produtos de peças artesanais como teste, e o box já tem 3 anos comercializando produtos bordados a mão, fraldinhas para bebês com personalização do nome por exemplo, também pintados à mão sob encomenda, e mimos infantis em tecidos. Os vestidos infantis e outras peças que fazem parte do mix de produtos, são feitos por artesãs em outras cidades… vendidos por ela e sua sócia Neide, com um toque de personalização.

 

“O sucesso é quando as senhorinhas que visitam o centro de compras encontram o box e indicam as mulheres grávidas mais novas da família que comprem no box, percebendo o valor agregado que os produtos tem.”

 

Para encontrar é bem fácil. Rua de lojas do Setor Branco no Moda Center Santa Cruz ou rua P, setor branco, box 24. Ai você procura o box com a plaquinha: Mãe Coruja. O telefone é: (81) 998 008 765. O perfil dela no Facebook você encontra clicando aqui. Deixe seu comentário.

 

Redação Box Fashion
Redação Box Fashion
Redação do Box Fashion. Moda no polo de confecções do agreste Pernambucano. Consumo, mercado local e conteúdos especiais sobre tudo que cerca a moda. Iluminuras, criatividade e indústria fashion no interior de Pernambuco. Siga em nas redes sociais.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *