Marcas do polo mais seguidas nas redes sociais – conheça o ranking 2017

Quais são as marcas de moda pernambucana mais seguidas nas redes sociais? Esse levantamento mostra quem está vencendo a corrida por seguidores no Instagram e Facebook entre as marcas do polo de confecções no interior do estado. Marcas do polo mais seguidas nas redes sociais – conheça o ranking 2017.

 

Há pouco mais de um ano nosso primeiro levantamento sobre o sucesso das marcas do polo foi feito no boom das redes sociais. Naquele momento busquei perceber como se dava a chegada das marcas do polo de confecções na internet. O levantamento causou geral, tendo até quem questionasse a metodologia brigando para também ser citado na lista. Naqueles dias o encantamento mágico das redes sociais estava longe de ser como se tornou hoje: o lugar comum para a comercialização de produtos de moda; e aparecer na lista significava muito para quem já sabia da importância desses veículos de comunicação. Clique aqui para ver os dados de 2017 e comparar as pesquisas.

 

COMO FOI EM 2016

Esse ano ampliei o olhar e melhorei a metodologia, que em si mesma é simples o suficiente para a listagem dos dados. Em 2016 o Box Fashion ainda tinha pouca gente na lista de WhatsApp e eu comecei a fazer a lista das marcas que seriam observadas, pelas indicações aleatórias de meus amigos próximos. É claro que isso tendenciou o aparecimento óbvio de marcas com maior top of mind (marcas mais lembradas na mente). Uma limitação superada agora, inclusive com o crescimento de marcas que antes pequenas, se tornaram fortes na internet desde o primeiro levantamento, renovando o obvio top of mind desde o ano passado.

 

A PESQUISA EM 2017

Agora listei marcas pequenas e grandes, novas e veteranas que estão nas redes sociais. Com perfis profissionais ou não, comercializar produtos de moda pelas redes sociais virou agenda certa para muitos empreendedores, uma vez que os custos de mídias e veículos tradicionais de comunicação são caros e não atingem os públicos pretendidos para vendas por todo o Brasil. O número de marcas listadas cresceu de 22 em 2016 para 80 em 2017. Visitamos no Facebook páginas e perfis (comerciais), e no Instagram os perfis de marcas evidentes até as marcas recém chegadas nas plataformas. Também observei o nível de criação de conteúdo considerando a atualização dos perfis e a presença ou não de sites, lojas online ou não. Quanto aos conteúdos, esse tópico é assunto para outro matéria.

 

O CRESCIMENTO DAS MARCAS DESDE 2016

As marcas listas em 2016 cresceram em número de seguidores (critério principal da pesquisa) e também observei o quanto em cada rede cada uma cresceu. Se o Ranking de marcas do polo nas redes sociais fosse atualizado somente com as mesmas marcas do ano passado ele seria assim, veja:

 

No Facebook notei que muitas marcas o abandonaram. Não há sequer sincronização de conteúdos na maioria delas. Muitos perfis com clientes sem respostas nos comentários e posts com meses desde que foram feitos. Isso é claro no olhar geral e nãos especificamente nos perfis e páginas listadas abaixo.


 

O Instagram é a bola da vez. O uso da plataforma por web celebridades tem dado evidência ao uso, a facilidade mobile cria conveniência constante para a geração fácil de conteúdo e a chegada de novos atrativos lúdicos também deixa a rede social ainda mais evidente. Veja como os números mudam e como são maiores aqui.

 

“…comercializar produtos de moda pelas redes sociais virou agenda certa para muitos empreendedores, uma vez que os custos de mídias e veículos tradicionais de comunicação são caros e não atingem os públicos pretendidos para vendas por todo o Brasil.”

 

NOVA PAISAGEM GEOGRÁFICO-DIGITAL

O mercado cresceu e evoluiu digitalmente. A paisagem geográfico digital (pode falar assim?) mudou bastante: as plataformas que segurem seus bites, pois, as marcas do polo de confecções de Pernambuco estão com tudo na internet. A quantidade de marcas online postando, se relacionando e vendendo já é tão grande quanto a quantidade de marcas nos centros de compras populares de moda no interior do estado.

 

METODOLOGIA 2017

Marcas do polo mais seguidas nas redes sociais

Não aparecerão listadas na matéria páginas ou perfis com menos de 100 seguidores. Perfis pessoais no Facebook não devem por recomendação da plataforma, serem usados para comercialização representando marcas, por isso foram listados, mas não contabilizados. Como a imensidão de marcas é maior que minha atual capacidade de observação e tempo e logística, a amostra foi aleatória. Até por que sem ser capaz de delimitar o tamanho do universo (ainda), eu preferi não estabelecer uma amostragem exata. Um levantamento, digamos, de metodologia empírica? Aqui novamente marcas podem não aparecer mesmo tendo números significativos de seguidores por isso, é só deixar um comentário citando a marca, que no próximo eu considero acrescentar, assim foi com a Cavalheiro desde 2016. A coleta de dados foi feita entre os dias 20 e 22 de outubro de 2017, logo até a publicação desta matéria, os perfis/páginas e sites sofreram crescimentos e mudanças. Os perfis desatualizados não pontuaram nas listagens. Foi considerado desatualizado o perfil/página que no dia da visita estava há uma semana sem conteúdo publicado. Todos esses critérios são passíveis de ajustes, por isso os comentários serão sempre bem vindos.

 

SÓ DÁ TU NAS REDES SOCIAIS 2017


Quais são as marcas de moda pernambucana mais seguidas nas redes sociais? Conheça as marcas favoritas pelos clientes no Facebook e Instagram

 

Ainda muitas marcas sem site. O mercado deste segmento representa uma oportunidade que ainda é pouco usada no polo. Vender online, site institucional ou e-commerce são para a maioria das marcas (grandes e pequenas) um problema e não uma solução. Clique aqui para ver o vídeo que publiquei no YOUTUBE sobre como contratar um bom serviço para criar o site de sua empresa e aprender os macetes dos orçamentos no mercado local.

Visite aqui alguns dos sites das empresas sitadas entre os 41% clicando no nome de cada empresa:  Acqualara Camboriu Dijolly Ekwos Elly JeansEruthy EvenusIndivíduo ClothingIska VivaJoelikNina FlorPepéuRota do MarRótulo do CorpoSport Company

 

Nas redes também listei a atualização dos perfis e páginas e vi muitas marcas esquecendo seus clientes para a concorrência. Outro vasto mercado de marketing digital, este cheio de probleminhas que a gente conversa noutra matéria. Mas esse cenários está bem melhor. Mas vi tanta motivacional chato de bom dia! Mas tem cada coisa linda a venda! Mas as vezes posta e não responde! Mas tem celebridades que o público ama! Um misto de emoções.


TXOP 7 Marcas do polo mais seguidas nas redes sociais

Agora o que todo mundo espera. Os topsters da internet em número de seguidores. As marcas do polo mais seguidas nas redes sociais – conheça o ranking 2017. Aproveite e lembre de deixar seu comentário também.

No Facebook a Rota do Mar continua liderando. Desde o primeiro levantamento, a marca cresceu no Facebook com mais 38.987 novos seguidores. Os novos da lista são Elly Jeans com 2º lugar desbancando a Brytch, Ekwos, Cavalheiro e Camboriu entram na lista deixando marcas como Scaven, Davi Fashion e Rone Jeans fora do ranking este ano.

 

No Instagram as novas marcas em geral se destacam mais. Só para comparar, a veterana Rota do Mar fica em décimo lugar no ranking e muito próximo a ela pequenas como Olivia Palito, Nope Brand e LePug. A ferramenta se mostra realmente como melhor e mais usada entre os pequenos empreendedores ampliando o alcance cada vez maior com seus públicos. A novidade é a chegada da John Cash no cantinho brigando pela atenção dos públicos. Camboriu, Eruthy, Ekwos e Clube da Moda são todas novatas, ultrapassando todas as marcas listadas em 2016, entre elas Medida Certa, Red Life e Galzoni. A Brytch perde seu primeiro lugar para a Santa Cruzense Nega Maluca que também chega na lista pela primeira vez.

 

Confira aqui a lista quase completa das marcas pesquisadas e encontre a sua marca preferida também. Clique para ver. Siga também o @boxfashionm nas redes sociais.

 

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *