Menos é mais: meu novo guarda-roupas de looks preto e branco

Copyright: g-stockstudio/Shutterstock
Mais roupa, mais bagunça
Mais roupa, mais bagunça

Menos é mais e todo mundo vive falando isso quando o assunto é fazer qualquer escolha que envolva combinar roupas, cores, móveis. Tanto faz: menos cores é mais leveza, menos móveis é mais espaço, menos roupas é mais tempo para usar com a vida do que arrumando armário ou lavando essas roupas.

 

Pensando nessas ideias e cercado de outras como consumo consciente, moda responsável, exploração da cadeia produtiva e consumismo, decidi que teria um guarda-roupas monocromático, todo pensado numa única cor. Na verdade numa variação de pretos, brancos e cinzas. É claro que não disponho de grana suficiente para fazer essa troca toda de uma vez. Até correria o risco de ser contraditório com um dos mandamentos do consumo consciente: usar até o seu fim um produto. Então as roupas que tenho precisam chegar ao seu limite e isso leva tempo.

 

Mesmo assim, dado o start na ideia: comecei desde então comprando apenas roupas nessas cores, buscando zero estampas e looks bem básicos. Fiz até um painel de inspirações no Pinterest do Box Fashion com a lista abaixo dos looks masculinos e para as meninas criamos um outro painel com o olhar habilidoso de Ivonete Monteiro, designer da Agência Mega em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A lista para looks masculinos que eu escrevi até coube algumas poucas peças de roupa com cores fora da cartela, pensadas para ocasiões especiais, e na feminina também. Organizamos assim:

Menos é mais meu novo guarda roupas de looks preto e branco (1)

Faltou incluir bolsas nesta lista? Sim o é claro?

Veja aqui os looks que pinei num painel masculino do Pinterest.

 

Menos é mais meu novo guarda roupas de looks preto e branco (2)

Veja aqui os looks que pinamos num painel feminino do Pinterest.

 

QUEM JÁ EXPERIMENTOU

Matilda Kahl - Época negócios
Matilda Kahl – Época negócios

Não é maluquice, a diretora de arte Matilda Kahl fez a experiência de ir todos os dias ao trabalho com a mesma roupa e algumas variações e teve um ganho incrível de menos brigas com o guarda-roupas antes de sair para o trabalho todos os dias.

E tem também a nossa admirável Grace Codington (que mostramos na matéria sobre os documentários de moda) que só usa preto no trabalho com seus cabelos esvoaçantes.

 

 

Essa coleção da marca Apartamento 03 também foi toda pensada em looks de uma escala de cores monocromática, linda. Vale muito a pena ver tudo!

 

O QUE FAZER COM AS ROUPAS USADAS?

ComO o desafio está rolando eu estou me livrando das roupas aos poucos. 1º fiz um ‘limpa’ geral e retirei o que eu não uso há um tempo = duas bolsas de roupas cheias; depois separei o que precisa de conserto = outra sacola cheia. Abri espaço para novos produtos e tenho comprado a cada semana (quando tenho dinheiro) novos itens.

 

O QUE DE BOM ESTÁ ENVOLVIDO

Está sendo legal e criativo pra mim mudar o guarda-roupas, é como se libertar do que a moda impõe ao dizer que você deve se parecer isso ou aquilo em todas as situaçõeS, sobra espaço para novidades, tenho aprimorado minha habilidade de comprar visitando PDVs diferentes, aprendido a pechinchar melhor e conseguido boas compras. Me tornado um expert (seja um expert na hora de comprar).

 


Gostou desta MATÉRIA do novo guarda-roupas de looks preto e branco? Leia outro texto de nosso editor Rodolfo Alves: “O que aprendemos com os tecidos metalizados?”

Tem mais coisas e posts para você em nosso Instagram, siga: @boxfashionm

Foto 1: Copyright: g-stockstudio/Shutterstock
Foto 2: Copyright: Pavel Bobrovskiy/Shutterstock

 

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *