Ranking de marcas do polo nas redes sociais

Foi-se o tempo que comprar roupas no polo de confecções e usar marcas locais era algo que se escondia dos parentes e amigos. Lembra de quando alguém chegava em casa com um jeans novo e ia logo retirando a etiqueta enorme na parte de trás? Neste tempo as marcas baseavam-se apenas no preço das peças e não produziam diante de outros apelos para seus produtos. O preço era o principal argumento e não havia para o consumidor motivo de ostentar algo tão barato. Concorda?

 

Muito se falava em produtos bons, bonitos e baratos… mas pouco se entendia de qualidade em outros tempos. O negócio era fazer correndo para vender ligeiro. Pelo caminho ficavam o marketing, o atendimento e a qualidade das peças. Isso ainda acontece com uma grande maioria de confeccionistas, mas muitas marcas do polo já se diferenciam com inovações e evoluções claras e bem resolvidas. Empresas que investiram fortemente em profissionais qualificados e mão de obra especializada: o que fez e faz um diferencial muito grande.

 

Com isso novas marcas despontaram no mercado local como sucesso de branding e de vendas até mesmo no varejo para clientes apaixonados nas cidades onde cada empresa está sediada. Melhoraram e fizeram evoluir a produção, o atendimento e profissionalizaram o marketing deixando de se portar como confecção e passando a assumir lugar de empresas grandes para o público, com valor agregado e bons argumentos de comunicação; o negócio de moda ficou fashion.

 


Veja aqui outras duas matérias que escrevi sobre as marcas do polo. Na primeira falo sobre dicas e ideias de como cuidar melhor de sua marca | clique aqui. Na segunda matéria da série falei um pouco sobre o processo de criação de marcas no polo e alguns nomes estranhos que vemos nos outdoors da vida | clique aqui.


 

 

Parte desse processo evolutivo é citado por Arnaldo Xavier em entrevista exclusiva ao Box Fashion sobre o consumo de sua moda pelos próprios funcionários:

“…Outra coisa muito positiva é que as pessoas que fabricam, as pessoas de dentro da empresa, passaram a usar a roupa. Isso não aconteceu no começo.”


Entrevista completa clicando aqui.

Pensando em tantas mudanças bacanas que aconteceram, nós fazemos um ranking de marcas do polo nas redes sociais que fazem muito sucesso e podem ser citadas dentro desse processo evolutivo, tanto na estética quanto na valoração de produtos e atendimento, isso tudo medindo como critério o marketing feito nas redes sociais dessas marcas, com seus número de curtidores do Facebook e no Instagram. Qual a marca que você mais ama? Veja o ranking de marcas do polo nas redes sociais:

A marca de maior engajamento por número de fãs no Facebook é a Rota Do Mar
A marca de maior engajamento por número de fãs no Facebook é a Rota Do Mar

A veterana Rota do Mar é a mais seguida no Facebook com 139.029 até o fechamento desta matéria. Em segundo lugar a toritamense Brytch Jeans com 30.992 numa diferença absurda para a primeira e em terceira colocação também da terra do jeans Kikorum com 15.456 fãs na rede social de Mark Zuckerberg.

Ranking do Instagram corrigido.
Ranking do Instagram corrigido.

 

Já no Instagram, rede social mais voyeur de todas, a regra da ostentação e imediatismo são o ponto forte de marcas que agilizam informação para os seguidores, presente em quase todos os celulares a praticidade da rede substitui o Facebook muito fácil. Os números do 1º lugar da Brytch Jeans são de 16.300, no 2º lugar a Medida Certa com 10.200 seguidores e o terceiro é ocupado  pela Joggofi com 7.852 seguidores.

 

É claro que apenas esse único critério não determina isoladamente o tamanho das empresas, não é isso que estou pontuando, mas delimita a importância real de se manter presente com sua marca junto aos consumidores espalhados pelo Brasil todo. Também é importante observar que não se faz mais comunicação com as velhas regras de antigamente, é preciso superar o anúncio caro de outdoor e partir para o relacionamento direto, ‘um a um’ com cada consumidor ativo ou em potencial… para isso as redes sociais fazem muito por bem menos.

 

Outras marcas também foram citadas no ranking, mas por uma questão de espaço não disponibilizamos tudo nesta postagem. O ranking completo você pode conferir em nosso TUMBLR, aproveita e segue o BOX FASHION por lá também: Facebook Instagram Pinterest Twitter Google +

 

Gostou do ranking de marcas do polo nas redes sociais? Esquecemos alguma marca? Deixe seu comentário.

 

Abaixo um vídeo maravilhoso de uma das principais estudiosas brasileiras na área de marketing digital com um bate papo sobre o que acabei de lhe mostrar, Martha Gabriel, confira para aprender mais:

 

Rodolfo Alves
Rodolfo Alves
Rodolfo é o publicitário que vive escrevendo ideias e fuçando novidades. Ele adora comunicação e é apaixonado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil. Aqui é nosso editor de conteúdos e empreendedor do Box Fashion.
https://www.boxfashion.com.br

Cadastre-se e receba as últimas novidades do mundo da moda

Nome: *
E-mail: *